10 ATITUDES DE BONS GESTORES PÚBLICOS

Nos últimos 20 anos, a Administração Pública passou a atuar com mais eficiência na sua gestão e execução de serviços.

O gestor público tem como atribuições gerenciar recursos humanos; conservar bens, patrimônios e recursos públicos; planejar, gerenciar e otimizar projetos e processos; elaborar e gerir políticas públicas; analisar contratos; controlar orçamentos; gerir licitações; assessorar políticos eleitos; avaliar a performance de instituições públicas, entre outras tarefas.

Ser nomeado para tais cargos já não depende apenas de indicações políticas, mas de todo um perfil. Assim, saiba quais são as 10 atitudes de um bom gestor:


1. SER UM LÍDER AO INVÉS DE APENAS UM CHEFE
Hoje um bom gestor não pode se contentar em ser um delegador distante e, sim, um membro dedicado da equipe, cujo conhecimento técnico e engajamento inspira a equipe a atuar em prol dos mesmos objetivos.

2. ESTAR ATUALIZADO
É impossível se tornar um especialista a cada tecnologia, ferramenta de gestão e legislação novas que surgirem. Mas reciclar o próprio conhecimento e se capacitar diante das transformações é de extrema importância para a manutenção do conhecimento técnico. Através de cursos e treinamentos, o gestor se mantém atualizado. 

3. CONFIAR EM SUA EQUIPE
Na condição de líder, o gestor já é demandado o suficiente, por isso é importante saber o momento de pedir ajuda, ou seja, delegar. O gestor público, claro, tem menos oportunidade de montar sua equipe da forma que preferir, mas é essencial saber explorar os talentos de cada um para utilizar a inteligência coletiva. 

4. DAR E RECEBER FEEDBACK
Sentar com sua equipe regularmente, oferecendo feedback das atividades desempenhadas, bem como recebendo o andamento sobre o desenvolvimento dos serviços é uma ótima maneira de engajar a equipe e manter as metas alinhadas. 

5. TOMAR DECISÕES
Gestores e líderes são, essencialmente, tomadores de decisões. Dentro da Administração Pública, isso pode trazer um certo receio, mas com o devido planejamento, pode-se assegurar decisões tomadas com confiança e no tempo certo. Não fugir das decisões que precisam ser tomadas é essencial. 

6. PLANEJAR OBJETIVAMENTE
Não há desenvolvimento seguro sem planejamento. Alguns fatores fogem ao controle do gestor público, como o próprio orçamento.  Por isso, o bom gestor atua como elo entre o ideal e o real para planejar suas estratégias com objetividade. E não pense que o ato de planejar se encerra a cada início de atividade. O gestor preparado enxerga o ato de planejar como algo contínuo, gradativo e flexível.

7. GERENCIAR CONFLITOS
Em todo ambiente humano, conflitos podem ocorrer. Ao contrário do que muitos pensam, o conflito não precisa ser negativo. É uma simples divergência de opiniões ou interesses. Saber intervir e, principalmente, mediar situações que possam afetar a química da equipe é muito importante. As relações interpessoais têm impacto direto no setor e, gerenciando os conflitos com maestria, um líder pode usar o problema como uma oportunidade para debater sobre as opiniões conflituosas e torná-las oportunidades de melhoria ou mudança das atividades.

8. CONHECER SEU MERCADO
Os Poderes Públicos, as Empresas Públicas, as Sociedades de Economia Mista e a iniciativa privada funcionam de maneira diferenciada. Cada política pública ou cada serviço atribuído ao gestor tem sua especificidade. É necessário observar os cenários administrativos e políticos, interno e externo, para se situar bem antes de tomar decisões. 

9. PROPOR SOLUÇÕES
Toda empresa ou órgão público tem problemas. Todo gestor encontrará motivos de sobra para reclamar e mais motivos ainda para desistir. A Administração Pública, por muito tempo, valeu-se de gestores que apontavam e reclamavam dos problemas, sem nunca sugerirem soluções. Proponha saídas para os entraves, disponha-se a contribuir e não apenas apontar. Isso fará toda a diferença. 

10. AUTOMOTIVAR-SE
A motivação é uma características imprescindível a um bom gestor. Motivos para reclamar e desistir, a maioria tem. Achar meios de se manter interessado e em crescimento constante é importante, principalmente, para conseguir motivar os outros.


INSCREVA-SE <- CLIQUE


Fonte: Elo Consultoria Empresarial e Produção de Eventos

Nenhum comentário:

Postar um comentário