QUE IMPORTÂNCIA VOCÊ DÁ À MATEMÁTICA FINANCEIRA?

O gestor deve estar familiarizado com a matemática financeira para administrar sabiamente seu negócio. Sem os conhecimentos necessários sobre o assunto, será quase impossível gerenciar o fluxo de caixa, controlar a folha de pagamento e o fluxo de mercadorias.

A matemática financeira trabalha com números e valores. E é justamente com números e valores que a empresa trabalha e dos quais depende para existir e crescer. Controlar as finanças é um dos maiores desafios de um empreendedor. A seguir, veja a importância de se utilizar a matemática financeira nas empresas.

ESTUDE GRATUITAMENTE MATEMÁTICA FINANCEIRA NO YOUTUBE
CLIQUE NA IMAGEM E APRENDA AGORA! É FÁCIL E RÁPIDO!


Matemática financeira nas empresas

A matemática financeira é uma parte da matemática que se dedica à análise de dados financeiros em geral. Para isso, usa um conjunto de conceitos, como: capital, patrimônio, juros, inflação, empréstimo, investimento, lucro, valor presente, valor futuro, fluxo de caixa, taxa de retorno e outros. Seu objetivo é estudar o comportamento do dinheiro.

Por isso, os cursos de Administração de Empresas e Contabilidade possuem em sua grade curricular, a disciplina Matemática Financeira. Mas também existem cursos independentes, que todo bom gestor deve fazer para se aperfeiçoar e atualizar seus conhecimentos. Como se sabe, atualmente os softwares e outros recursos digitais são muito usados no mundo dos negócios, e a matemática financeira está integrada a eles.

CONHEÇA MINHAS REDES SOCIAIS

        

>>> ASSISTA À VÍDEO AULA AGORA <<<


Os processos financeiros dentro de uma empresa

Usada com precisão, a matemática financeira ajuda a reduzir os custos e potencializar os lucros, que é o desejo de todo gestor. Ela oferece os instrumentos necessários para que se realizem avaliações sobre os recursos mais viáveis (menores custos) e os investimentos que podem ser mais vantajosos, seja a médio, curto ou longo prazo.

Qualquer projeto empresarial deve ser respaldado em uma análise financeira. Ou seja, a partir de cálculos e considerações baseadas na matemática financeira, inclusive o potencial de retorno que o projeto poderá oferecer.

É uma ferramenta essencial para resolver questões pequenas e grandes dentro da empresa, quantificando as transações financeiras e considerando o valor monetário ao longo do tempo.

Cálculo de prestações de um financiamento, organização e controle da folha de pagamentos, corte de despesas, avaliação da margem de lucro, precificação de produtos e serviços, balanços. Todos esses processos dependem, em menor ou maior grau, da matemática financeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário