ANÁLISE DO EDITAL DO EXAME DE SUFICIÊNCIA 2018.2

Exame de Suficiência CFC 2018.2 – Saiu o Edital! 
Provas serão realizadas no dia 23 de setembro!

Como já esperado, as provas ocorrerão em 23 de setembro de 2018. É certo que a Consulplan elevou o nível da prova e, se você quer ser aprovado, terá de estudar para valer!

O registro no conselho é requisito para que se exerça a profissão regularmente, bem como para prestar concursos públicos na área.


Com a publicação do edital da 2º edição de 2018 do Exame de Suficiência no Diário Oficial da União, chegou a hora para os bacharéis em Ciências Contábeis ficarem atentos aos prazos e orientações contidos no cronograma dessa segunda prova.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

A aprovação no Exame é um dos requisitos para a obtenção do registro no Conselho Regional de Contabilidade (CRC). O registro em CRC autoriza o profissional a atuar no mercado de trabalho. 

A prova será aplicada nas cidades constantes do Anexo I deste edital, no mesmo dia e horário em todo o território nacional, observado o horário oficial de Brasília (DF).

INSCRIÇÃO 

As inscrições terão início no dia 9 de julho, a partir das 14h (horário oficial de Brasília) e somente podem ser efetuadas no site da Consulplan (www.consulplan.net) ou no Portal do CFC (www.cfc.org.br).

As inscrições podem ser efetuadas no site da Consulplan ou no portal do CFC até as 16h do dia 9 de agosto.

A taxa de inscrição é de R$110,00, em favor do CFC.

Para solicitar a isenção da taxa de inscrição, o candidato deverá fazer a solicitação, no ato da inscrição e por meio do sistema, das 14h do dia 9 de julho de 2018 às 14h do dia 12 de julho de 2018.

CONHEÇA MINHAS REDES SOCIAIS

        

APLICAÇÃO DA PROVA

A prova, que será aplicada no dia 23 de setembro de 2018 (domingo), das 13 às 17h – horário oficial de Brasília, é destinada aos bacharéis em Ciências Contábeis e aos estudantes que cursam o último ano do curso de Ciências Contábeis e que pretendem fazer o Exame de Suficiência.

ATENDIMENTO ESPECIAL

O examinando com deficiência que necessitar de prova especial e/ou o examinando que necessitar de atendimento especial para a realização das provas deverá indicar, no requerimento de inscrição, os recursos especiais necessários para a realização do Exame e, ainda, enviar, até as 16h00min do dia 09 de agosto de 2018, impreterivelmente, através de campo específico no requerimento de inscrição, laudo médico (original ou cópia autenticada) digitalizado, que justifique o atendimento especial solicitado, enviando-o, também, até o dia 10 de agosto de 2018, via Sedex ou Carta Registrada com Aviso de Recebimento (AR), para a sede da Consulplan – Rua José Augusto Abreu, nº 1.000, Bairro Safira – Muriaé (MG), CEP: 36.883-031. Após esse período, a solicitação será indeferida, salvo nos casos de força maior. A solicitação de condições especiais será atendida segundo critérios de viabilidade e de razoabilidade.

PROVA

A prova será composta de 50 (cinquenta) questões objetivas, valendo um ponto cada uma, abrangendo os seguintes assuntos:

a) Contabilidade Geral;
b) Contabilidade de Custos;
c) Contabilidade Aplicada ao Setor Público;
d) Contabilidade Gerencial;
e) Controladoria;
f) Noções de Direito e Legislação Aplicada;
g) Matemática Financeira e Estatística;
h) Teoria da Contabilidade;
i) Legislação e Ética Profissional;
j) Princípios de Contabilidade e Normas Brasileiras de Contabilidade;
k) Auditoria Contábil;
l) Perícia Contábil;
m) Língua Portuguesa Aplicada.

AULAS GRATUITAS PARA O EXAME DE SUFICIÊNCIA
(CLIQUE NAS IMAGENS)

  


GABARITO

O gabarito preliminar das questões objetivas da prova será divulgado nos sites da Consulplan (www.consulplan.net) e do CFC (www.cfc.org.br), a partir das 16h00 do dia 24 de setembro de 2018.

O resultado da análise dos recursos contra a relação preliminar dos aprovados será oportunamente divulgado nos sites da Consulplan e do CFC.

RECURSOS CONTRA O EXAME

O examinando que desejar interpor recursos contra o gabarito preliminar das provas objetivas disporá de 2 (dois) dias, a partir do dia subsequente ao da divulgação daqueles, em requerimento próprio disponibilizado no link correlato ao Exame de Suficiência no endereço eletrônico www.consulplan.net.

O examinando que desejar interpor recurso contra o resultado preliminar da prova objetiva poderá fazê-lo, no prazo de 2 (dois) dias, a partir do dia subsequente ao da divulgação do mencionado resultado, em requerimento próprio disponibilizado no link correlato ao Exame de Suficiência no endereço eletrônico www.consulplan.net.

A interposição de recursos poderá ser feita exclusivamente via internet, através do Sistema Eletrônico de Interposição de Recursos, com acesso pelo examinando mediante o fornecimento de dados referentes à sua inscrição, apenas no prazo recursal, à Consulplan, conforme disposições contidas no endereço eletrônico www.consulplan.net, no link correspondente ao Exame de Suficiência.

PREPARATÓRIO PARA O EXAME DE SUFICIÊNCIA 2018.2 EM MOSSORÓ!
CLIQUE NA IMAGEM E SAIBA MAIS


CRONOGRAMA DO EXAME

- Período de inscrição: de 14h00 de 9/7/2018 às 16h00 9/8/2018
- Período de solicitação de Isenção de Pagamento da Taxa de Inscrição: de 14h00 de 9/7/2018 às 14h00 de 12/7/2018
- Divulgação do deferimento ou indeferimento da solicitação de Isenção de Pagamento da Taxa de Inscrição: 26/7/2018
- Prazo para recurso contra indeferimento da solicitação de Isenção de Pagamento de Taxa de Inscrição: 27/7/2018
- Divulgação do resultado da análise após recurso (solicitação de Isenção de Taxa de Inscrição): 7/8/2018
- Prazo máximo para pagamento do boleto: 10/8/2018
- Divulgação dos locais da prova: 11/9/2018
- Aplicação da prova: 23 de setembro de 2018 (13h00min às 17h00min – Horário Oficial de Brasília)
- Divulgação do Gabarito Preliminar da prova objetiva: 24/9/2018
- Prazo para interposição dos recursos referentes ao Gabarito Preliminar: 25 e 26/9/2018
- Divulgação da resposta aos recursos referentes ao Gabarito Preliminar e Resultado Final Preliminar: Até 50 dias após a aplicação das provas
- Prazo para Interposição de Recursos acerca do Resultado Final Preliminar do Exame de Suficiência 2/2018: 2 (dois) dias úteis a partir da Divulgação do Resultado Final Preliminar
- Resultado Final do Exame de Suficiência (Homologação): Até 60 dias após a aplicação das provas
- PREVISÃO para a realização do Exame de Suficiência nº 1/2019: Abril ou Maio de 2019

HISTÓRICO

Segundo dados do Departamento de Registro do CFC, o Exame de Suficiência já aprovou mais de 189 mil profissionais da contabilidade. Confira o edital completo no Portal do CFC (www.cfc.org.br) ou no site da Consulplan.

ACESSE O EDITAL COMPLETO, INCLUSIVE COM OS CONTEÚDOS, NO LINK ABAIXO.


Bons estudos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário